Blog

Modelo de carta de demissão: Como Fazer e Modelos Para Copiar e Colar

Modelo de carta de demissão: Como Fazer e Modelos Para Copiar e Colar

Modelos de Carta de Demissão para Empregado

Está pensando em pedir demissão e precisa de um modelo de carta de demissão? Frequentemente recebemos pedidos aqui no site sobre como fazer um pedido de demissão, modelos de carta de demissão e as formas de fazer. [caption id="attachment_5410" align="aligncenter" width="630"]Modelo de carta de demissão Modelo de carta de demissão[/caption] Por isso, vamos ensinar como fazer uma carta de demissão e trazer diversas opções de modelos de carta de demissão para você copiar, colar, imprimir e assinar! Pronto? Lembre-se dos seus direitos quando pedir demissão. Por isso, sugiro a leitura do conteúdo:

O que deve constar na Carta de Demissão

Para você não errar caso deseje fazer sua própria carta de demissão, vamos trazer os requisitos para sua carta de demissão, ou seja, o que ela deve possuir:
  • Nome da carta com a dispensa ou cumprimento do aviso prévio (ex: Carta de Demissão com Dispensa de Aviso Prévio);
  • Direcionamento: À (nome da empresa);
  • Tratamento: Prezados, Ilustres, Senhor (...) (ex: Prezados Senhores);
  • Pedido de demissão + Motivos: Por motivos X (pessoais ou profissionais) venho, por meio desta carta de demissão, requerer/solicitar o desligamento do cargo X que exerço na empresa (nome da empresa).
  • Informação sobre cumprimento ou não de aviso prévio: Informo que cumprirei o aviso prévio previsto em lei no período _____ a _____ (data do cumprimento) ou, diante do interesse de saída imediata, solicito a dispensa do aviso prévio.
  • Data atual;
  • Nome + CPF + Assinatura do empregado;
Em caso de pedido de demissão por ocorrência de um fato específico que se deseja consignar, a carta de demissão deve ser mais elaborada. Se não quiser dizer o motivo, só escreva que sua demissão se dá por “motivos pessoais”. No momento dos motivos, descrever exatamente o que aconteceu, pedindo assim a dispensa/desligamento das atribuições no cargo. A demissão deve ter duas vias, uma a ser protocolada na empresa e outra para o empregado, que terá o devido “recebimento” na sua via. Assim terá como comprovar que solicitou a sua demissão.

Como fazer sua própria carta de demissão: Modelo de carta de demissão a punho

A carta de demissão pode ser escrita a punho, por isso, separamos 2 modelos simples para você fazer rapidamente à mão, com caneta, em caso de necessidade urgente.

Exemplos de carta de demissão para fazer a mão:

Carta de Pedido de Demissão com dispensa de aviso prévio

À (nome da  empresa) Senhor(es), Devido a motivos profissionais/pessoais (de acordo com os seus motivos), venho, por meio desta carta de demissão, apresentar meu pedido de demissão ou desligamento do cargo em que  trabalho nesta empresa. (descrever o cargo) Tendo interesse em sair neste momento, desde já, solicito a dispensa do cumprimento do aviso prévio previsto em lei. _____________, ___ de ___________ de ______. (CIDADE), (DIA) (MÊS) (ANO) Assinatura do Empregado _______________________________ Nome por extenso CPF do empregado  

Carta de Pedido Demissão com cumprimento do aviso prévio

À (nome da  empresa) Senhor(es), Devido a motivos profissionais/pessoais (de acordo com os seus motivos), venho, por meio desta carta de demissão, apresentar meu pedido de demissão ou desligamento do cargo em que  trabalho nesta empresa. (descrever o cargo) Informo ainda que cumprirei o aviso prévio previsto por lei no período de ______ a ________ (por a data/mês a data/mês. _____________, ___ de ___________ de ______. (CIDADE), (DIA) (MÊS) (ANO) Assinatura do Empregado _______________________________ Nome por extenso CPF do empregado Precisa de advogados trabalhistas para auxiliá-lo com seus direitos ao pedir demissão? Entre em contato ou preencha o resumo de caso abaixo para que possamos entrar em contato e ajuda-lo!